quinta-feira, 12 de março de 2009

Mapará





MAPARÁ
Peixe de couro, de água doce, família dos Pimelodídeos, Siluróide (Hipophtolmus ssp) . Vivem nos rios do Paraná e Amazonas, principalmente no Rio Tocantins. Micro-região de Cametá. Seus olhos são laterais, situado sobre a articulação da mandíbula
O Mapará foi o peixe existente em maior abundância na região e por isso tornou-se no decorrer da História de Limoeiro, um símbolo econômico cultural e alimentar para a população.
Com a construção da Usina Hidroelétrica de Tucuruí, o desenvolvimento de técnicas pesqueiras mais eficientes, a exportação do peixe, a pesca predatória, etc, tem gerado um declínio considerável na sua produção, com seu encarecimento e conseguinte falta do alimento para abastecer a população local.
O assoreamento do Rio Tocantins e sua poluição por cerca de uma década após a construção da UHT, refletiu negativamente não só na reprodução do mapará como também na reprodução de outros peixes que entraram em processo de extinção.

O desenvolvimento de técnicas de pescar “mais avançadas” ,como a malhadeira, o puçá, tem proporcionado maior facilidade para capturar o peixe. Juntamente com a intensificação e diversificação da pesca, deparamos com os problemas educacionais, ou seja, a falta de uma consciência ecológica de preservação.
Destacamos, no entanto a feliz iniciativa de localidades como Paruru de Joana Coeli e Saraca que partiram para a prática de um programa de preservação com resultados positivos, que aos poucos podem ser tomados como referência para as demais localidades da Bacia Tocantina produtora deste tão gostoso mapará.

Valores Nutricionais do Mapará em 100g

Calorias 115kcal


Glicídios 0,00g


Proteínas 18,90g


Lipídios 3,80g


Cálcio 34,00mg


Fósforo 225,00mg


Ferro 1,10mg



SOBRE O MAPARÁ, VOCÊ SABIA QUE...


Os Botos são predadores mas também são grandes aliados dos pescadores, pois, onde tem boto normalmente tem peixe. No caso do mapará, eles atacam os peixes em direção aos borqueios?
O "serviço" dos botos tem que ser "pagos" com uma cota de mapará para sua alimentação?
Borqueio ou cambôa é o nome dado a uma das pescas tradicionais do mapará, com grandes redes, onde figuram os camboeiros, o taleiro e os guaxinis .
Os camboeiros são os pescadores que organizam e executam a cambôa ou borqueio.
O Taleiro é um profissional da região, de grande experiência, que com auxílio de uma tala fina de madeira mergulhada no rio, avalia a existência, quantidade e direção que o mapará avança no rio.
É o taleiro que orienta e dá as ordens aos camboeiros para iniciar um borqueio.
Os guaxinis são pessoas normalmente moradoras das proximidades, "voluntárias", que adentram no rio, fazem mopongas, barulho nágua com as mãos, com a finalidade de manter acuado o cardume de mapará dentro do borqueio antes que o mesmo seja fechado.
Os guaxinis, após o fechamento dos borqueios, também auxliliam a cambôa, colocando suas canoas em volta das redes e segurando a bóia das mesmas para não afundar.
A exemplo dos botos os serviços dos guaxinis são recompensados com uma cota de mapará.
Em um kg de mapará miúdo (o talo de cacau), podemos contar mais de 100 peixinhos?
Um único maparazinho pode chegar a quase 1 kg?
Você já fez suas continhas e verificou que se deixarmos crescer um kg de mapará miúdo eles poderão pesar juntos quase 100 kg?
Você já comeu um mapará de sol (o baralhinho) assado?
Você já comeu um mapará muquiado com popoca? Eu estou com água na boca!

3 comentários:

  1. Cuidado! plagear páginas da internet pertencente a outros autores é crime. Essa página foi toda copiada do nosso site http://cametaoara.vilabol.uol.com.br/mapara.html. Coloque no seu blog pelo menos uma referência ao site de onde você copiou a página!

    ResponderExcluir
  2. Eu Mauro Lisboa criei um blog para falar um pouco de Cametá, comidas e costumes e et.
    Tenho informações proprias e outras que estou tirando da iternet, tirando um pouco de informações de outros autores ok, então se divirta e aprenda mais um pouco da nossa região eu deixo aqui o meu muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  3. existe site que fala sobre cultivaçaõ do peixe mapara ?
    se voce souber me passe por favor .
    pase pelo e-mail

    jurandir_tkd@hotmail.com

    ResponderExcluir