segunda-feira, 23 de março de 2009

Vista da cidade e Praça da Bandeira!

CLIMAO: clima do Município é do tipo Am, da classificação de Köppen, com média térmica mensal de 27º C, umidade elevada, acima de 80%. As chuvas de verão ocorrem com maior incidência de janeiro a junho, atingindo mais de 2.000 mm anuais; nesse período ocorre maior disponibilidade de água no solo, enquanto a maior carência se verifica entre os meses de setembro a outubro.












Reformada na administração do Ex-prefeito [Alcides Barra] esta praça é um dos locais mais frequentados pelos Limoeirenses. Um belo local onde podemos refletir olhar as estrelas namorar hehe....

quinta-feira, 12 de março de 2009

Mapará





MAPARÁ
Peixe de couro, de água doce, família dos Pimelodídeos, Siluróide (Hipophtolmus ssp) . Vivem nos rios do Paraná e Amazonas, principalmente no Rio Tocantins. Micro-região de Cametá. Seus olhos são laterais, situado sobre a articulação da mandíbula
O Mapará foi o peixe existente em maior abundância na região e por isso tornou-se no decorrer da História de Limoeiro, um símbolo econômico cultural e alimentar para a população.
Com a construção da Usina Hidroelétrica de Tucuruí, o desenvolvimento de técnicas pesqueiras mais eficientes, a exportação do peixe, a pesca predatória, etc, tem gerado um declínio considerável na sua produção, com seu encarecimento e conseguinte falta do alimento para abastecer a população local.
O assoreamento do Rio Tocantins e sua poluição por cerca de uma década após a construção da UHT, refletiu negativamente não só na reprodução do mapará como também na reprodução de outros peixes que entraram em processo de extinção.

O desenvolvimento de técnicas de pescar “mais avançadas” ,como a malhadeira, o puçá, tem proporcionado maior facilidade para capturar o peixe. Juntamente com a intensificação e diversificação da pesca, deparamos com os problemas educacionais, ou seja, a falta de uma consciência ecológica de preservação.
Destacamos, no entanto a feliz iniciativa de localidades como Paruru de Joana Coeli e Saraca que partiram para a prática de um programa de preservação com resultados positivos, que aos poucos podem ser tomados como referência para as demais localidades da Bacia Tocantina produtora deste tão gostoso mapará.

Valores Nutricionais do Mapará em 100g

Calorias 115kcal


Glicídios 0,00g


Proteínas 18,90g


Lipídios 3,80g


Cálcio 34,00mg


Fósforo 225,00mg


Ferro 1,10mg



SOBRE O MAPARÁ, VOCÊ SABIA QUE...


Os Botos são predadores mas também são grandes aliados dos pescadores, pois, onde tem boto normalmente tem peixe. No caso do mapará, eles atacam os peixes em direção aos borqueios?
O "serviço" dos botos tem que ser "pagos" com uma cota de mapará para sua alimentação?
Borqueio ou cambôa é o nome dado a uma das pescas tradicionais do mapará, com grandes redes, onde figuram os camboeiros, o taleiro e os guaxinis .
Os camboeiros são os pescadores que organizam e executam a cambôa ou borqueio.
O Taleiro é um profissional da região, de grande experiência, que com auxílio de uma tala fina de madeira mergulhada no rio, avalia a existência, quantidade e direção que o mapará avança no rio.
É o taleiro que orienta e dá as ordens aos camboeiros para iniciar um borqueio.
Os guaxinis são pessoas normalmente moradoras das proximidades, "voluntárias", que adentram no rio, fazem mopongas, barulho nágua com as mãos, com a finalidade de manter acuado o cardume de mapará dentro do borqueio antes que o mesmo seja fechado.
Os guaxinis, após o fechamento dos borqueios, também auxliliam a cambôa, colocando suas canoas em volta das redes e segurando a bóia das mesmas para não afundar.
A exemplo dos botos os serviços dos guaxinis são recompensados com uma cota de mapará.
Em um kg de mapará miúdo (o talo de cacau), podemos contar mais de 100 peixinhos?
Um único maparazinho pode chegar a quase 1 kg?
Você já fez suas continhas e verificou que se deixarmos crescer um kg de mapará miúdo eles poderão pesar juntos quase 100 kg?
Você já comeu um mapará de sol (o baralhinho) assado?
Você já comeu um mapará muquiado com popoca? Eu estou com água na boca!

sábado, 7 de março de 2009

Divisão do Pará!

Sempre que se inicia uma legislatura volta à baila a questão da divisão do Pará. O deja vu, não dura: quando as partes que desejam a divisão são envolvidas pela rotina do parlamento, a inércia, na qual os contra apostam, arrefece os ânimos.

A discussão se tem dado em soluços de querência de uns e arroubos de gentilismo telúrico de outros.

Atenho-me, nesta feita, a dois aspectos do fato: um social e outro constitucional.

Argumento preferido dos que são contra a divisão: políticos sem escrúpulos, que se querem locupletar da divisão, para serem governadores, senadores e deputados, é que estão por trás de tudo.



















Isto não é um argumento e sim uma provocação maniqueísta que induz ao pernóstico, quando, de forma cartesiana, divide os políticos paraenses entre bons e maus: os bons são contra a divisão, os maus são o resto.

A coisa posta desta forma transforma-se em uma querela incauta e cultiva recalques. Torna-se o argumento, pelo seu conteúdo insensato, em discurso da cizânia. Neste aspecto a disputa é colegial. Na base do acerto contigo lá fora.

É necessário repetir que o argumento é desprovido de qualquer valor cientifico, pois a sua aplicabilidade resultaria em um absurdo: há políticos inescrupulosos porque há pessoas inescrupulosas.

Os políticos não se tornam inescrupulosos pelo fato de terem sido eleitos: elegem-se pessoas inescrupulosas para serem políticos. A política não dá e nem tira caráter à ninguém, apenas releva o de todos.

Nesta linha se demonstra o absurdo do raciocínio: o Pará, sem se dividir, não deixa de ter a sua parcela de políticos inescrupulosos, deixar-lhe com a atual formação geopolítica não a livra deles.

Na democracia, cabe ao eleitor, bem ou mau, selecionar os seus representantes. Isto remete ao outro ponto: o constitucional.

A Carta da República determina que a deliberação para criar estados se dá através de manifestação direta do cidadão, em forma de plebiscito.

A Carta retirou este poder da democracia representativa, deixando-o nas mãos do eleitor, que o exercerá em seu próprio nome e responsabilidade, assim como o faz para eleger seus representantes: pelo voto.

A discussão da divisão do Pará dever-se-ia estar dando dentro do processo plebiscitário, pois todos os requisitos que autorizam a realização do sufrágio direto para a questão, estão claramente evidenciados, faltando, tão somente o Parlamento Federal, a quem cabe o ato, marcar a data da manifestação popular.

Ignorar a clara vontade de manifestação das partes interessadas, que não são somente os políticos inescrupulosos, mas considerável parcela da população do Pará, e porque não dizer toda a população, pois mesmo os que são contra têm a pretensão de dizer que o são, é violentar a Carta, cuja lavra é assegurar aquele exercício.

Neste sentido, a discussão, seja no botequim, no parlamento ou na academia, é deslocada e sem consecução.

O correto e sensato seriam todos estarem se movimentando para exigir que a Carta fosse cumprida e que a data do plebiscito fosse marcada.

Em isto ocorrendo, a discussão faria sentido e as partes poderiam exercer o seu direito de dizer sim ou não, com base no mérito a ser esclarecido por aqueles que se vêem em condições de prestar os devidos esclarecimentos.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Paisagem do Municipio!

Mande fotos de Limoeiro ou até mesmo suas que postaremos aqui!!

Envie suas fotos para o E-mail: limoeirodoajuru@gmail.com

Nossa comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2465628
Espero que vocês gostem deste blog pois ele foi feito para vocês. Desculpem por favor os erros e nós ajude a corigilos.

Meu muito obrigado espero contar com a participação de vocês aqui Neste blog, e também espero que vocês gostem pois quero fazer um bom trabalho aqui.

Grato pela atenção.

Cordialmente: Leandro Paes.....

Banda Municipal de Limoeiro do Ajuru!


Essa banda tem história para contar. tudo começou pelo nosso querido professor Claudionor, que durante (quatro) anos ficou na regência da banda, e fez uma trabalho imprecionante.
As viagens então, nem se fala eu que o diga, eram muito divertidas.

Agora a banda esta sob regência do Profesor Daniel um bom musico, e que também esta fazendo um bom trabalho.

Essa foto mostra que hà bons projetos sociais na cidade.


Essa é uma das fotos tradicionais que agente ve no orkut da galera!

Bem está vista já se ver uma beleza notavel da cidade.

Quer ver Limoeiro do ajurú ao vivo? quer!!

então baixa o I.google: http://earth.google.com.br/

Você não vai ver apenas limoeiro e sim o mundo se tiver duvidas deixe um comentário.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Trapiche Municipal


Hehe esse trapiche tem muitas histórias para contar, em tempo de festas ou de ferias os Limoeirenses se aglomeram para prestigiar os visitantes. Essa é a prova da hospitalidade desse querido e caloroso povo.

Foto da galera no Festival do açai em Limoeiro um dos maiores festivais do Pará!!